5 lugares para atividade física em Juiz de Fora

Atividade física Juiz de Fora
Lugares para bem-estar e qualidade de vida.

Quando surge a ideia de uma nova atividade física, é comum ouvirmos algumas barreiras como tempo, horário, falta de dinheiro ou de espaço para a prática. Mas a gente bem sabe que boa parte desses questionamentos são apenas “desculpas” para não iniciar. Portanto, nada de desânimo! A hora é essa! E para ajudar a eliminar esses questionamentos, fizemos uma lista com … bons lugares para praticar atividade física em Juiz de Fora.

A cidade conta de diversas academias. Algumas famosas, como Arena Fit, Soul Academia, Fibratech, Smarti Fit, Gympass, dentre outras. São muitas também as opções de esporte e lazer. Além, claro, das danças, Crossfit, Treinamento Funcional etc. Mas a ideia que trazemos hoje é diferente. Ela busca apresentar opções para quem quer aproveitar os espaços públicos, sem gastar dinheiro e ainda poder curtir o ar livre e a natureza.

Vamos começar?

Campus da UFJF

ufjf

Com uma pista de 2,2 quilômetros, aparelhos de ginástica e espaço de sobra para usufruto comunitário, o campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é um ótimo lugar para a prática de atividade física. Dentre elas podemos destacar a corrida e a caminhada. O percurso conta com subidas e descidas, acompanhada de uma paisagem com muito verde. E para quem preferir, há espaços também para os ciclistas, inclusive com disponibilidade de bicicletas no próprio local.

Na área central encontram-se alguns aparelhos físicos que ajudam a trabalhar diversos músculos. Além disso, há espaço de sobra para outras práticas individuais ou coletivas, tais como yoga, lutas e artes marciais, treinamentos ao ar livre, skate, patins e jogos com bola.

O local conta ainda com uma infraestrutura favorável, incluindo banheiros, água para hidratação e estabelecimentos para almoços e lanches.

Via São Pedro

atividade física via sao pedro

Os moradores da cidade alta conhecem bem essa opção. A via São Pedro coincide com parte da BR-440 e tem sido utilizada por muitas pessoas como espaço para esporte e lazer. As corridas e caminhadas são os destaques. O percurso completo pode ultrapassar os 3 Km e conta também com trechos de subidas. Lembre-se sempre do filtro solar e da hidratação, pois as zonas de sombras são escassas. Para quem ainda não conhece, a via fica no trecho compreendido entre a Rua Roberto Stiegert e o trevo de acesso ao condomínio Spinaville.

Museu Mariano Procópio

museu mariano procopio

O parque do Museu Mariano Procópio é mais que um espaço cultural. Bem arborizado (o que ajuda a refrescar o ambiente), aconchegante e com belas paisagens, o local é ótimo para a prática de corrida, caminhada ou até mesmo para atividades coletivas. A pista que contorna o ambiente tem cerca de 850 metros e é praticamente plana.

Além disso, a atividade física pode ser acompanhada de uma água de coco no final, pois há uma lanchonete, com banheiros e bebedouros. Quem tem filhos, pode leva-los para aproveitar o parquinho de recreação. E lógico, há sempre as opções de ainda visitar o museu ou tirar belas fotos no local.

Então, anota aí o endereço: Rua Mariano Procópio, 1.100, bairro Mariano Procópio.

Parque da Lajinha

parque da lajinha

Quem já correu no parque da Lajinha, em Juiz de Fora, sabe como o percurso engana. Possui apenas cerca de 1 quilômetro, mas é bastante irregular e com areia ao longo do caminho, aumentando os esforços dos atletas e a dificuldade do percurso. Para quem não está acostumado com pistas assim, vale mais uma caminhada.

Há verde na quase totalidade do trajeto, com zonas de sombras, e a vista do lago é compensadora. Além disso, o parque tem gramados de sobra para outras atividades. É possível praticar yoga, treinos, atividades físicas coletivas e outros.

O parque da Laginha fica na Avenida Paulo Japiassú Coelho, s/n, Teixeiras.

A Avenida Brasil

Av Brasil atividade física

Na região central, às margens do Rio Paraibuna, a Avenida Brasil é uma opção de caminhada e corrida em Juiz de Fora. E dá para fazer um percurso de peso nos cerca de 10 quilômetros de pista. Mas fique tranquilo, se você está iniciando e quer uma volta mais leve, há marcações no chão de 500 em 500 metros. Basta calcular a sua vota.

Fazer o percurso de bicicleta também é uma boa alternativa. E em alguns pontos há pequenas estruturas de ferro onde os atletas podem fazer barras ou abdominais.

A dica do protetor solar é mais uma vez válida. São poucas as partes de sombra. Quanto a infraestrutura, há estabelecimentos comerciais nos arredores, o que pode ajudar na hidratação e alimentação pós-treino.

Bora praticar?!

Agora que você já conheceu alguns lugares para a prática de atividade física em Juiz de Fora, que tal mudarmos a estatística?! Dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no ano passado, revelam que quase metade (47%) dos brasileiros na idade adulta não se exercitam o suficiente.

Segundo as informações, o Brasil supera muitos países com maior inatividade, por exemplo, Estados Unidos (40%) e Reino Unido (36%).

Isso não é saudável. São muitos os benefícios da atividade física para a vida e o corpo das pessoas. Quer saber porque essa pratica faz bem? Quer um incentivo para sair do sedentarismo? Veja mais nesse link.

Cartão de vantagens farmácia em JF
natal solidario

Natal Droga+Mais: solidariedade e prêmios para você participar

vacinas

Vacinas: mitos, verdades e dúvidas

Droga+Mais Cataguases

Droga+Mais inaugura em Cataguases

Farmácia em JF

Farmácia em Juiz de Fora traz vantagens e descontos