fbpx

Câncer: 5 cuidados que você precisa conhecer

O câncer, nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças, é caracterizado pelo crescimento desordenado de células em tecidos ou órgãos. Ao se dividir rapidamente, estas células causam a formação de tumores. Agressiva, essa doença se espalhar por outras regiões do corpo, geralmente tem um tratamento difícil e causa desgastes na saúde e na qualidade de vida.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o câncer é a segunda principal causa de morte em todo o mundo. Fica atrás apenas das doenças cardiovasculares.

A doença não tem uma causa única, mas estima-se que grande parte dos casos tenha relação com hábitos ou estilo de vida. Por isso, algumas dicas podem ajudar a evitar o surgimento dessa enfermidade e nós vamos conhecê-las.

Os principais tipos de câncer

De acordo com estimativas, são vários os tipos de câncer, mas alguns se manifestam com mais incidentes. São eles:

  • Em homens, câncer de próstata, câncer no pulmão, câncer no intestino e no estômago.
  • Em mulheres, câncer de mama, câncer de intestino, câncer no colo do útero e na tireoide.

Dentre os tipos, alguns tem maior taxa de mortalidade. Assim, entre os homens, é o caso dos cânceres de traqueia, pulmão, próstata, estômago, esôfago e fígado. Já entre as mulheres, os cânceres de mama, traqueia, pulmões, colo do útero e pâncreas.

Mas todos os tipos são perigosos, precisando de tratamento rápido e adequado. E o importante: a chance de desenvolver a doença pode ser atenuada se tomados alguns cuidados.

5 dicas para evitar o câncer

Em se tratando dessa doença, cuidado e prevenção são fundamentais. Por isso, é importante conhecer alguns fatore que podem ajudar a evitar a doença.

Alimentação

A nutrição é um dos quesitos relevantes. Desse modo a dica é evitar carnes processadas, como presunto, linguiça, salsichas e bacon. Os conservantes podem provocar o surgimento do câncer de intestino e o sal provocar o de estômago. Outra medida é evitar a ingestão de bebidas alcoólicas.

Em contrapartida, alimentos como vegetais, frutas, legumes, verduras, cereais, integrais, feijões e outras são positivas para uma nutrição saudável.

Pratique atividade física

Escolha uma atividade física que te dá prazer para colocar em prática. Pois isso, além de contribuir para evitar o câncer, você estará trazendo outros benefícios para a saúde.

Por isso, manter o peso corporal adequado reduz o risco de câncer.

Não fume!

Fumar libera no ambiente e organismo substâncias tóxicas relacionadas, principalmente, aos cânceres de pulmão, laringe, faringe e esôfago. Por isso, o cigarro deve ser evitado.

Vacinação

A vacinação contra o HPV – em meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos – e a vacina contra a hepatite B, além de prevenir contra essas doenças também tem relação com a diminuição de alguns tipos de câncer. Por isso, é bom checar o cartão de vacinação.

Exposição a agentes cancerígenos  

Seja no trabalho, seja no cotidiano, cuidado com a exposição a agentes cancerígenos. Utilize equipamentos de segurança, quando for o caso, e evite, por exemplo, ficar exposto ao sol entre 10h e 16h.

Quer mais dicas? Conheça nossas unidades e venha conversar com a nossa equipe. Droga+Mais – levando mais saúde aos seus clientes.

convenio e vantagens

Veja também

Farmácia em Juiz de Fora traz vantagens e descontos.

Vacinas: mitos verdades e dúvidas.

5 lugares para atividade física em Juiz de Fora.

menopausa e saúde

Menopausa e os cuidados com a saúde

teste covid 19 em Juiz de Fora

Teste Rápido do Covid-19 em Juiz de Fora

cuidados mente

Cuidar da mente, mesmo nos momentos mais difíceis

combate coronavirus

Todos contra o Coronavírus

×