Hipertensão: conheça as causas e como evitar

Popularmente conhecida como pressão-alta, a hipertensão é um dos principais problemas de saúde no Brasil. Estima-se que um em cada quatro brasileiros apresente esse caso. Pesquisa realizada em 2018, por meio de inquérito telefônico, indicou que 24,7% dos entrevistados manifestaram ter hipertensão.

Trata-se do aumento anormal e prolongado da pressão que o sangue faz ao circular pelas veias do corpo humano. Ocorre quando as pressões máximas e mínimas são iguais ou maiores que 140/90 mmHg, ou seja, 14 por 9. Assim, o coração precisa de um esforço maior para distribuir o sangue no organismo e isso traz alguns riscos, tais como enfarte, acidente vascular cerebral, aneurisma arterial e insuficiência cardíaca e renal.

Mas uma boa notícia: ela é muito influenciada por fatores comportamentais. Por isso, quem está na zona de risco pode buscar mudanças de hábitos que ajudam a evitar a manifestação da doença. Além disso, é possível ter uma rotina de exames e tratamento com medicamentos que visam controlar esses riscos.

pressão alta

Principais causas da pressão alta

Você tem casos de hipertensão na família? Então, atente-se: cerca de 90% dos casos tem relação com a herança dos pais. Mas há vários fatores de risco, entre eles:

  • Obesidade
  • Tabagismo
  • Estresse
  • Consumo elevado de sal
  • Consumo de bebidas alcoólicas
  • Níveis altos de colesterol
  • Falta de prática de atividade física

Além disso, há indícios de que a incidência seja maior em diabéticos e o risco aumenta com a idade.

O que é pressão alta?

A pressão arterial é aquela que o sangue faz dentro das artérias. Assim, ela é constituída de dois valores: o mínimo (pressão diastólica) e o máximo (pressão sistólica).

Para fazer a medição da pressão é utilizado o aparelho esfigmomanômetro e um estetoscópio. O primeiro número registrado é a pressão sistólica, quando o coração libera o sangue. O segundo valor é a pressão diastólica. O ideal é que essa medição seja 12 por 8.

Quando ela é maior que 14 por 9, caracteriza casos de hipertensão. Esse descontrole afeta principalmente o coração e o corpo não recebe a oxigenação suficiente.

Principais sintomas

Os sintomas da hipertensão tendem a surgir apenas quando a pressão sobe muito. Por isso, a sua ocorrência às vezes é silenciosa. Os principais indícios são: dor de cabeça, dor no peito, tontura, fraqueza, visão embaçada, sangramento nasal e zumbido no ouvido.

Portanto, se você identificar um ou mais desses sintomas, suspeite de uma crise de hipertensão. Procure ajuda profissional para fazer um exame e identificar. Farmácias, como as da Rede Droga+Mais, por exemplo, fazem a medição de pressão. Se for identificado que ela está alta, procure um cardiologista.

Tratamento para pressão alta

Infelizmente a pressão alta não tem cura, mas com o tratamento correto ela pode ser controlada. O melhor método deve ser indicado pelo médico.

No entanto, uma vantagem: o SUS disponibiliza gratuitamente os medicamentos através do programa Farmácia Popular. As farmácias Droga+Mais participam desse programa. Mas para pegar seu medicamento é preciso apresentar a receita médica, CPF e documento de identidade com foto. O prazo de validade da receita é de 120 dias.

Prevenção da hipertensão

Mas além dos medicamentos, seus hábitos de vida também irão ajudar. Então confira os principais:

  • Não abuse do sal
  • Mantenha o peso
  • Cuide da alimentação balanceada
  • Pratique atividade física
  • Evite gorduras
  • Controle o diabetes
  • Moderar o consumo de álcool e evitar o fumo
cartão farmácia

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre a hipertensão, não se arrisque. Então, procure as unidades da Droga+Mais perto de você para medir a pressão e a orientação médica no caso de surgir os sintomas.

Veja também

Vacinas: mitos, verdades e dúvidas.

Diabetes: não se arrisque.

uso terapeutico da cannabis

Entendendo a Liberação da Cannabis

evitar diabetes

Diabetes: não se arrisque

câncer

Câncer: 5 cuidados que você precisa conhecer

natal solidario

Natal Droga+Mais: solidariedade e prêmios para você participar