5 coisas que você precisa saber sobre o colesterol

O colesterol é comumente tratado como um vilão. E de fato, quando em excesso no organismo, ele está associado, por exemplo, à doenças aterosclerose e coronárias. Mas ele também é uma substância fundamental para o organismo e não pode faltar. Então, o principal é consumi-lo de uma maneira saudável.

O que é colesterol?

O colesterol tem no organismo humano a função de formação da membrana plasmática das células, produção de hormônios e vitamina D. Portanto, ele é necessário na dose certa.

Existem dois tipos de colesterol: o HDL-colesterol (conhecido como bom) e o LDL-colesterol (conhecido como ruim). É justamente esse último o principal causador dessa fama de vilão. Porque quando seu nível aumenta para além do limite, ele acumula na parede dos vasos sanguíneos, formando placas de gordura. Assim, impedem a passagem do sangue, interferem na parede dos vasos e podem causar problemas coronários.  

Mas se ele é também necessário, então o relevante é entender mais sobre essa substância. Confira abaixo as dicas que separamos sobre o assunto.

5 fatos sobre o colesterol

Para se prevenir, é importante conhecimento. Então, confira essas dicas:

Pessoas magras também podem ter colesterol alto

O sobrepeso não necessariamente significa colesterol alto. É sim um dos fatores de risco, mas isso não é uma determinante.

Desse modo, pessoas magras também podem ter colesterol alto, relacionado com a genética, quando o fígado não consegue operacionalizar a sua remoção com eficiência.

O excesso causa doenças

O excesso de colesterol ruim (LDL) está associado às doenças cardíacas. Por isso, é importante fazer o teste periodicamente, evitando surpresas desagradáveis.

Quando alto, duas são as principais causas: alimentação não balanceada e fatores genéticos. Ou seja, se você tem casos na família, precisa redobrar o cuidado.

Fatores de risco precisam ser controlados

Glicose, pressão, fumo e excesso de peso estão entre os fatores de risco. O tempo de formação de uma placa de ateroma é geralmente longo, então quem cuida desses outros fatores da saúde tem menos probabilidade de desenvolver a doença.

Estilo de vida saudável: esse é o caminho

Além do fator genético, o estilo de vida é um dos principais causadores. Por exemplo, sedentarismo, alimentação desregrada, excesso de gorduras saturadas e tabagismo devem ser evitados. Prevenir ainda é o melhor remédio.

Todos acima de 10 anos devem medir o colesterol

O exame é simples e deve ser realizado com periodicidade. Se elevado, a pessoa deve consultar um endocrinologista para definir o risco e indicar um tratamento adequado.

convenio e vantagens

Agora que você já conheceu um pouco sobre o assunto, saiba que se precisar a Droga+Mais tem uma equipe capacitada para tirar outras dúvidas. Veja a unidade mais próxima de você.

Veja também

Diabetes: não se arrisque.

Câncer: 5 cuidados que você precisa conhecer.

alcool e medicação

Carnaval na Farmácia: O que devo saber antes de cair na folia?

entenda o coronavirus

Coronavírus: o que é e como se prevenir?

uso terapeutico da cannabis

Entendendo a Liberação da Cannabis

pressão alta

Hipertensão: conheça as causas e como evitar