fbpx

Menopausa e os cuidados com a saúde

Um pouco de atitude e planejamento podem ajudar as mulheres a lidarem melhor com a menopausa, período que marca o fim da fase reprodutiva da vida da mulher, geralmente entre os 45 e 55 anos. Se o cuidado iniciar antes dos primeiros sintomas aparecerem, a fase poderá ser vivenciada com muito mais qualidade de vida.

A menopausa é caracterizada pela interrupção natural da menstruação, quando os hormônios femininos (estrogênio e progesterona) já não são mais produzidos pelos ovários. Ela é acompanhada pelo chamado climatério, ou seja, nome científico dado ao período em que ocorre a diminuição das funções ovarianas, fazendo com que os ciclos menstruais fiquem alterados.

Algumas práticas que farão diferença

  • Comece a fazer atividade física antes desse período. Além de ajudar seu organismo de uma maneira geral, evita o ganho de peso que é comum durante a menopausa.
  • Busque fortalecer a musculatura do assoalho pélvico.
  • Exercite a memória, desafie seu cérebro, por exemplo, com leituras, palavras-cruzada e jogos de raciocínio.
  • Dormir bem é importante. Procure ter um sono reparador.
  • Verifique com seu médico o uso de um creme tópico de estrogênio para ajudar a evitar a secura vaginal.
  • Faça todos os exames recomendado periodicamente, incluindo teste de glicemia, colesterol, cálcio, vitamina D, mamografia e exames pélvicos.
  • Evite o consumo de alimentos industrializados.
  • Converse com seu médico as vantagens e desvantagens da terapia de reposição hormonal. Mulheres em situação de risco para câncer de mama, doença cardíaca ou trombose, por exemplo, devem receber tratamentos específicos.

A perimenopausa

Perimenopausa é o estágio que se inicial um pouco antes da menopausa, por volta dos 40 anos. Nesse momento, a mulher já precisa de dar atenção à fase e, se possível, já praticar os cuidados mencionados acima. Então, fique ligado em alguns sinais que irão ajudar a identificar esse período.

Como eu sei que estou entrando na menopausa?

Se você tem por volta de 40 anos e acha que está entrando na menopausa, então é importante ficar atento a alguns sintomas e sinais:

  • Menstruação irregular
  • Ondas de calor pelo corpo
  • Suores noturnos
  • Secura vaginal
  • Queda de cabelos
  • Cansaço frequente
  • Alterações de humor
  • Dificuldade para dormir
  • Diminuição da libido

Qual exame identifica a menopausa?

Antes apenas o exame de sangue fazia o diagnóstico. Porém, agora já há outras possibilidades. Por exemplo, existe um exame de urina que detecta a menopausa em apenas cinco minutos. Em síntese, ele busca identificar o aumento do hormônio folículo estimulante (FSH). Quando ele estiver fora da margem, significa o início do climatério.

Qual é o tratamento?

O tratamento é geralmente direcionado para mulheres que manifestam sintomas muito intensos, por exemplo, quando chega a comprometer a vida familiar, profissional ou afetiva. Nesses casos, o ginecologista pode recomendar o uso de medicamentos à base de estrogênio e progesterona.

No entanto, mulheres hipertensas ou com colesterol alto necessitam de outros cuidados. Isso porque medicamentos com esses hormônios não são indicados, podendo ser sugerida outro tipo de suplementação.

Há ainda opções mais naturais. Por exemplo, utilizar plantas e ervas medicinais que ajudam a diminuir os sintomas, como Agnocasto, Dong quai ou Erva-de-são-cristovão. Mas atenção: sempre sob orientação médica.

As ondas de calor

As ondas de calor são uma das principais queixas nesse período e elas incomodam. Mas há formas de alivia-las. Quer saber como? Então, se liga.

Faça terapia de reposição hormonal (TRH), mantenha o peso corporal saudável, tome vitamina E, tome suplementação de soja e, claro, tudo acompanhado da orientação especializada. Assim, você garante passar por essa fase sem correr risco e mais rápido.

Quer saber mais? Então, converse com nossos farmacêuticos na Droga+Mais perto de você.

Licenciados Droga+Mais

Veja também

Coronavírus: o que é e como previnir?

5 coisas que você precisa saber sobre o colesterol.

Câncer: 5 cuidados que você precisa conhecer.

totem alcool gel

Rede de Farmácias em JF inova durante a pandemia

teste covid 19 em Juiz de Fora

Teste Rápido do Covid-19 em Juiz de Fora

cuidados mente

Cuidar da mente, mesmo nos momentos mais difíceis

combate coronavirus

Todos contra o Coronavírus

×