fbpx

Amamentação: leite materno é essencial para o bebê

O leite materno é essencial para garantir o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê. Esse é o melhor alimento que um recém-nascido pode receber. Ele é cheio de nutrientes que alimentam e protegem a criança.

Entre seus componentes, o leite materno contém milhares de células vivas, proteínas, aminoácidos, oligossacarídeos, diversas enzimas, vitaminas e minerais, além de anticorpos. Não é à toa que ele é considerado um dos alimentos mais ricos do mundo.

Confira no vídeo abaixo mais sobre a importância da amamentação, com a farmacêutica da Droga+Mais, Ana Carolina Reis.

Benefícios do aleitamento materno

O leite materno tem diversos benefícios, por exemplo:

  • Estima-se que o aleitamento materno possa evitar 13% das mortes em crianças com menos de 5 anos de idade
  • Ele protege contra diarreias, infecções respiratórias e alergias.
  • Ajuda a diminuir o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e a chance de desenvolver obesidade.
  • Acredita-se que ele pode contribui para o desenvolvimento cognitivo dos bebês.

O leite materno pode ser substituído?

É possível encontrar diferentes fórmulas infantis, indicadas para diferentes casos, com composição nutricional semelhante a do leite materno. Mas os especialistas alertam: elas devem ser usadas somente nos casos em que a amamentação é impossibilitada por algum motivo.

Nesses casos, é preciso buscar a orientação de um profissional antes de escolher o produto ideal. Converse com um farmacêutico e/ou médico para saber mais sobre o assunto.

Alguns problemas e soluções relacionado à amamentação

Leite empedrado

Quando acontece o ingurgitamento patológico da mama, o que causa distensão e dor. Nesses casos, indica-se massagear um pouco os seios antes de dar mama ao bebê, o suficiente para amaciá-los e facilitar a pega. A aplicação de compressas frias e utilização de sutiãs firmes também podem ajudar. Em alguns casos, pode-se contar com analgésicos e anti-inflamatórios, sob prescrição médica.

Mamilos planos ou invertidos

Esse tipo de caso pode dificultar o início da amamentação, mas não necessariamente a impede. Compressas frias, sucção com bomba manual e uso de conchas são alguns dos paliativos.

Candidíase

A candidíase é uma infecção por fungo, acompanhada de coceira e sensação de queimadura ou agulhadas nos mamilos. Em caso de ocorrência é preciso tratar tanto a mãe, quanto o bebê. Uma medida de prevenção comum é ferver diariamente as chupetas e mamadeiras.

Mastite

A mastite é um processo inflamatório no tecido mamário. Em alguns casos pode evoluir para uma infecção bacteriana. Causa dor, vermelhidão, febre alta e calafrios. Casos mais graves exigem antibióticos ou mesmo drenagem cirúrgica.

Em todos esses casos, o cuidado e a orientação de um especialista são fundamentais. Afinal, os pequenos precisam do leite materno para crescerem fortes e saudáveis.

Veja também…

Rede de Farmácia em JF inova durante a pandemia.

Menopausa e os cuidados com a saúde.

totem alcool gel

Rede de Farmácias em JF inova durante a pandemia

menopausa e saúde

Menopausa e os cuidados com a saúde

teste covid 19 em Juiz de Fora

Teste Rápido do Covid-19 em Juiz de Fora

cuidados mente

Cuidar da mente, mesmo nos momentos mais difíceis

×