fbpx

Melhor ter saúde na Terceira Idade

Muita gente associa a terceira idade com a presença de doenças, debilidades ou complicações de saúde, como se essa fase da vida fosse algo enfadonho e penoso. Mas essa é uma visão antiga. Hoje o envelhecimento é uma maneira plena de ressignificar a vida e pode ser repleto de bem-estar e qualidade de vida. Não é à toa que falamos em “melhor idade”.

Mas, claro, diversos fatores e cuidados fazem parte desse envelhecimento saudável. Ou seja, os cuidados e os hábitos que a pessoa teve ao longo da vida refletem nos desgastes naturais do organismo. Para envelhecer com saúde, disposição e bem-estar é preciso fazer a sua parte.

Da “Terceira Idade” à “Melhor Idade”

Presente e futuro estão conectados. Então, vamos começar apresentando os hábitos e o melhor jeito de levar a vida para envelhecer com qualidade. Anota aí!

Alimentação balanceada e saudável

A nutrição tem um papel primordial no organismo. Uma deficiência nutritiva pode causar complicações não apenas momentâneas, mas também refletir no seu futuro. Por isso, tenha uma alimentação variada, rica em fibras, verduras, legumes, grãos, ômega 3, proteínas magras. Vale aqui aquela famosa máxima do prato colorido.

Evite alimentos processados e industrializados. Com uma boa alimentação você consegue diminuir ou evitar, por exemplo, complicações cardiovasculares, pressão alta, diabetes, problemas nas funções cognitivas, complicações na estrutura muscular ou esquelética, falta de imunidade, dentre outros.

Em alguns casos, o uso de um complemento alimentar pode ser indicado. Converse com um dos nossos farmacêuticos para saber mais.

terceira idade

Corpo ativo

A prática de atividade física também é fundamental. Escolha uma atividade com o qual você se identifica e tenha persistência. Assim você ajuda a reduzir a pressão arterial, fortalece o sistema muscular-esquelético, melhora o humor e a saúde mental, mantem o peso saudável e ganha em qualidade de vida. Quer algumas dicas? Que tal uma caminhada, dança, hidroginástica ou yoga?!

Mente sã

Bom humor também traz longevidade. O estresse é prejudicial, podendo afetar o coração, a saúde cardiovascular e trazer consigo outros malefícios. Então, inclua na sua rotina atividade prazerosas, que te jogue para cima e traga prazer em viver.

Durma bem

Você sabia que boas noites de sono trazem benefícios para a mente e para o corpo? A insônia desencadeia o déficit de memória, a irritabilidade e também está relacionada às doenças cardiovasculares.  

Faça check-ups

Nem todo cuidado a gente consegue praticar sozinho. Faça exames e consultas regulares, pois isso ajuda a rastrear precocemente possíveis complicações de saúde. Tratando agora você pode evitar você pode evitar uma possível doença crônica no futuro.

Abandone os vícios

Cigarro e álcool em excesso se tornam vilões da longevidade. O uso de tabaco, por exemplo, pode causar danos à pele, dentes, coração, pulmão e até cognição. Tem coisas que é melhor prevenir do que remediar.

Bora praticar?!

Idoso não significa velho. Cuidando direitinho é possível aproveitar e muito a terceira idade.

farmacia jf delivery

Veja também

Rede de Farmácias em JF inova durante a pandemia.

Amamentação: leite materno é essencial para o bebê.

Menopausa e os cuidados com a saúde.

surte de GRIPE h3n2

Novo vírus da gripe H3N2: como evitar, sintomas e vacina

farmacia para empresa

Farmácia para Empresas: o convênio que o seu negócio precisa

gripe evitar

Não deixe a Gripe chegar até você

teste-covid-swab-juiz-de-fora

Teste Covid – Swab Nasal – em Juiz de Fora

×