Muita gente acha que os cuidados com a pele são apenas fatores estéticos. Mas são muito mais do que isso. E o Dezembro Laranja está aí justamente para nos lembrar desse fato. O mês é utilizado para uma campanha de combate e prevenção ao câncer de pele.
Você sabe como essa doença se desenvolve? O que fazer para evitar esse tipo de câncer? Como cuidar da pele para que você esteja protegido? Então nós vamos deixar algumas dicas para você.
O Brasil registra a cada ano cerca de 185 mil casos de câncer de pele. O tipo mais comum, o câncer de pela não melanoma, tem baixa natalidade, mas grande ocorrência. Ele é ocasionado, basicamente, pelo crescimento desordenado e anormal de células, que formam camadas afetadas e que caracterizam principalmente dois tipos de câncer:
Surge em células basais, nas camadas mais profundas da epiderme. Tem baixa letalidade, quando descoberto no início. Ocorre principalmente nas regiões da face, orelhas, pescoço couro cabeludo, ombros e costas.
Esse é o segundo tipo mais comum e se manifesta nas células escamosas, camadas mais superiores da pele. Embora seja mais comum nas áreas expostas ao sol, pode se desenvolver em todas as partes do corpo. A pele, na região afetada, geralmente apresenta sinais de dano solar, como enrugamento, mudanças na pigmentação e perda de elasticidade. Eles também podem ter aparência similar as verrugas.
Além desses, outro tipo comum é o melanoma. É um pouco menos frequente, mas conta com um agravamento: tem alto índice de mortalidade. Porém, descobrir precocemente aumenta em 90% a chance de cura. Tem aparência de pinta ou sinal na pele, que podem mudar de cor, formato ou tamanho.
Em todos os casos, somente um diagnóstico médico poderá definir se é ou não câncer, qual tipo e tratamento.
Assim como é sabido, a exposição excessiva ao sol é a principal causa do câncer de pele, mas não é a única. Alguns casos da doença estão associados às feridas crônicas e cicatrizes na pele, uso de drogas antirrejeição de órgãos transplantados e exposição a certos agentes químicos ou à radiação.
Portanto, os cuidados são maiores:
Além desses cuidados com a pele, outros hábitos são importantes:
Tomando os cuidados e seguindo as instruções do seu dermatologista, sua pele vai estar sempre linda e saudável!
Quer saber mais dicas para sua pele? Fale com os farmacêuticos da Droga+Mais.
Veja também
Osteoporose: tudo o que você precisa saber.