fbpx

Novo vírus da gripe H3N2: como evitar, sintomas e vacina

O vírus influenza tem gerado novo surto de gripe em diversas regiões do Brasil. A nova cepa do vírus, conhecida como H3N2, variante da Influenza A, deu origem a uma epidemia atípica para essa época do ano e que se espalhou rapidamente. Junto veio um estado de tensão, agravado pelo fato dos sintomas gripais serem bem parecidos com os da infecção por Covid-19. A forma de diferenciar os dois é a realização de testes. Mas ambos precisam de cuidados especiais. Por isso, a Rede Droga+Mais separou as principais informações que você precisa saber sobre o vírus da gripe H3N2.

Subtipo H3N2 do vírus influenza

Atualmente há três tipos de vírus influenza conhecidos: A, B e C. Os dois primeiros são mais propícios a provocar epidemias sazonais. O vírus em circulação no momento no país pertence a linhagem Darwin do Vírus Influenza A e é facilmente transmitido.

A infecção gera sintomas de gripes comuns e resfriados. Mas boa parte da população infectada relata que eles foram bem desagradáveis e intensos.

Por que houve esse surto de H3N2?

Segundo pesquisadores, o atual surto de gripe se espalhou por dois fatores principais. Primeiro, devido a baixa adesão a vacinação contra a gripe em 2021. Segundo, pelo relaxamento às medidas de proteção contra a Covid-19. Assim como essa última doença citada, a gripe também é uma doença respiratória e virótica. Portanto, as mesmas medidas de proteção contra a covid – uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social – também protegem contra a gripe.

Principais sintomas da gripe H3N2

O vírus H3N2 gera sintomas respiratórios clássicos, tais como febre alta, tosse, garganta inflamada, calafrios, perda de apetite, irritação nos olhos, dores articulares e em alguns casos até mesmo vômito e diarreia.

Todas as pessoas que tiverem esses sintomas devem procurar orientação com profissionais da área e reforçar as medidas de prevenção, para evitar contaminar outras pessoas próximas.

Covid ou Gripe

Como os sintomas das duas doenças é semelhante, essa dúvida existe. Mas tem como identificar qual das duas doenças acomete e causa o mal-estar.

Em casos de suspeita, a primeira coisa a ser feita é o teste do Covid-19, disponíveis em clínicas de exames, farmácias e outras unidades de saúde. Se ele der negativo, a suspeita então será de gripe. Saiba mais sobre esse teste e onde fazer clicando aqui.

Mas há também um teste que ajuda a identificar se a infecção é por Influenza. Essa identificação também pode ser válida para a eficácia do tratamento.

teste-covid-swab-juiz-de-fora

A vacina da gripe é eficiente?

A vacinação contra a covid-19 tirou o foco de muitas pessoas da necessidade de olhar também para o calendário de vacinação contra outros tipos de doença, como por exemplo a gripe.

A vacina da gripe disponível para os brasileiros nos postos de saúde ajudam a proteger contra o subtipo do Influenza A (H3N2), embora ele em si não esteja contemplado na fórmula. Mas nesse ano, ficou definido pela OMS a indicação de produzir vacinas para 2022 incluindo a cepa Darwin.

Já as vacinas quadrivalentes contam com proteção contra as quatro cepas do vírus, incluídas as citadas acima.

O que fazer se pegar gripe?

Pessoas que apresentarem os sintomas gripais devem procurar atendimento médico. Principalmente se estiverem dentre os principais grupos de riscos: crianças, idosos, gestantes e indivíduos com comorbidades. Apesar de menos letal que outras doenças, como a Covid por exemplo, a gripe pode, em alguns casos, evoluir para quadros mais graves.

Em linhas gerais, pacientes com esses sintomas devem passar por isolamento de sete dias, ficar em repouso, terem boa alimentação, hidratar-se bem e utilizarem medicamentos para amenizar os sintomas, por exemplo as dores e febres.

Onde fazer o teste ou tratamento em Juiz de Fora

Se você sentiu os sintomas da gripe, procure uma das farmácias da Rede Droga+Mais e realize seu teste. Peça orientação aos farmacêuticos, pois eles saberão orientar melhor cada caso especificamente.

Confira aqui a unidade mais próxima de você.

Ou clique e fale direto pelo Whatsapp.

farmacia jf delivery

Leia Também

Não deixe a gripe chegar até você.

Teste do Covid-19 em Juiz de Fora/MG.

Melhor ter saúde na Terceira Idade.

dia medicamento generico

Medicamentos genéricos: mitos, verdades e dúvidas.

farmacia para empresa

Farmácia para Empresas: o convênio que o seu negócio precisa

gripe evitar

Não deixe a Gripe chegar até você

teste-covid-swab-juiz-de-fora

Teste Covid – Swab Nasal – em Juiz de Fora

×