fbpx

Medicamentos genéricos: mitos, verdades e dúvidas.

Os medicamentos genéricos são permeados de dúvidas, mesmo após anos de presença no mercado e de políticas de conscientização sobre sua eficácia e seu uso. Por isso, para sanar todas as eventuais incertezas é preciso conhecer o que são, quando eles são indicados e os motivos que os tornam mais baratos que outros remédios. Vamos nessa?!

Quem vai nos ajudar nessa tarefa esclarecedora é a farmacêutica da Rede Droga+Mais Fernanda Oliveira. Ela foi protagonista ao falar do tema nas nossas redes sociais e nos ajudou a responder algumas perguntas, por exemplo:

O que são medicamentos genéricos?

Os medicamentos genéricos possuem as mesmas características que os remédios de marca. Além disso, eles produzem no organismo os mesmos efeitos, pois têm um princípio ativo igual ao remédio de referência.

Aí você se pergunta: o que muda, afinal? Muda o nome. A principal diferença é que o medicamento genérico não pode ter marca, devendo, portanto, ter apenas o nome do princípio ativo da fórmula, como por exemplo: dipirona, ibuprofeno etc.

Por que o medicamento genérico é geralmente mais barato?

A indústria de medicamentos genéricos não tem gastos com estudos clínicos, propaganda e publicidade para vender seus produtos, pois são “cópias” de outros medicamentos que já existem. Os medicamentos de marca passam por todas essas etapas, por isso seu custos de comercialização é maior.

Ou seja, você paga mais barato porque é mais econômico produzir, desenvolver e promover esses produtos.

Posso confiar nos genéricos?

Sim. E eu vou te dar 3 motivos para isso, que ver?
1- Tem a mesma qualidade dos medicamentos de referência, pois possuem o mesmo princípio ativo, dosagem e forma farmacêutica.
2- São regulados pela Anvisa: se o medicamento não for idêntico, não é aprovado como genérico.
3- Passam por rígidos testes de qualidade.

dia medicamento generico

Posso trocar um medicamento de referência por um genérico?

Você pode, desde que exista uma fórmula e dosagem equivalente. Nesse sentido, a melhor dica é já perguntar ao médico que está te receitando se há um genérico semelhante. Ou procurar sanar a mesma dúvida na farmácia, com um farmacêutico de plantão.

Como eu sei identificar se é um medicamento genérico ou um de marca?

A melhor forma é olhar para a embalagem, pois elas trazem escrito a frase “Medicamento Genérico – Lei 9.787/99”. Além disso, contam com uma tarja amarela com a letra G (de genérico).

Quem deve escolher o medicamento genérico?

Vamos entender aqui o papel do médico, do farmacêutico e do consumidor.

Quem prescreve o medicamento é o médico. Além disso, ele deve orientar o paciente sobre a eficácia, segurança e equivalência dos genéricos em comparação com o medicamento de marca. Os médicos do setor público (SUS) são obrigados por lei a receitar o medicamento pela denominação genérica. Os profissionais do setor privado não têm essa obrigatoriedade, mas o consumidor pode fazer essa solicitação.

Já o farmacêutico tem um papel de prestar informações no intuito de orientar sobre a possibilidade de uso dos medicamentos genéricos. Tudo isso tendo como referência a receita dada pelo médico.

O consumidor tem o papel e o direito de conhecer os medicamentos genéricos, assim como de fazer a escolha por um deles, sob prescrição médica,  garantindo o mesmo efeito terapêutico, por um preço geralmente menor.

Quer saber onde encontrar medicamentos genéricos em Juiz de Fora/MG?

Essa é fácil! Quase todas as farmácias trabalham com esse tipo de medicamento. Mas nós vamos deixar aqui a lista das unidades da Droga+Mais na cidade. Tem sempre uma perto de você, com entrega em domicílio e bom atendimento.

Farmácias em Juiz de Fora da Rede Droga+Mais:

farmacia jf delivery

Fontes extras

Biblioteca Virtual da Saúde – Ministério da Saúde. Medicamentos genéricos.

Medicamentos genéricos. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Leia Também

Novo vírus da gripe H3N2: como evitar, sintomas e vacina.

Farmácia para empresas: conheça o nosso convênio.

surte de GRIPE h3n2

Novo vírus da gripe H3N2: como evitar, sintomas e vacina

farmacia para empresa

Farmácia para Empresas: o convênio que o seu negócio precisa

gripe evitar

Não deixe a Gripe chegar até você

teste-covid-swab-juiz-de-fora

Teste Covid – Swab Nasal – em Juiz de Fora

×